MOKA SP _ Um novo olhar para a Mooca
Este projeto de um edifício residencial situado no tradicional bairro da Mooca, em São Paulo, trouxe um desafio interessante. Como edificar em um lote demasiado estreito. O terreno possui apenas 10 metros de largura. Medida pequena se considerar os desafios de um projeto multifamiliar. Após uma leitura atenta do Plano Diretor da cidade no momento do estudo de viabilidade (EV), optou por ocupar todo o limite computável permitido pelo plano, sem utilizar outorga onerosa para tal. Os 20 apartamentos estão dispostos em dois blocos - um mais baixo, contendo uma suíte e um dormitório, e outro mais alto, formado apenas por estúdios. Para o lazer, um único ponto para salão de festas se fez necessário.
Esse jogo de escalas oferece um diálogo harmonioso com o bairro, com picos de verticalização e, na maior parte, ainda formada por lotes unifamiliares. O conjunto não nega a cidade, se abrindo ao passeio público de maneira franca e didática, demonstrando como o acesso das edificações pode ser simples e valoroso com a herança urbana que o cerca.
Como resolução tectônica, o partido visa trabalhar com grandes panos de concreto armado, tanto para as lajes quanto para as paredes. Assim, devida a estreiteza do prédio, todo ele funciona como uma grande empena apoiada em grandes vigas na sua base, eliminando o acúmulo de pilares para um lote tão estreito e viabilizando o estacionamento.